A ajuda que pode vir a atrapalhar

  Alguns autores da literatura brasileira são popularmente conhecidos pela forma como escrevem, pelas palavras e estrutura muito bem elaborada que às vezes, são essenciais a evolução da obra. Mas agora, em pleno século XXI, vários anos após algumas destas publicações, surge uma discussão, vista por alguns como a solução para o incentivo à leitura clássica. E, para outros, como a desmoralização das mais ilustres obras literárias brasileiras, a discussão sobre a adaptação dos livros.
    A ideia é clara, fazer com que as obras literárias vista com maus olhos por alguns, torne-se mais acessível, e até mesmo interessante, a todo e qualquer tipo de pessoa. A ideia é valida, mas a grande maioria dos escritores demora anos para estudar o contexto de suas obras, a linguagem da época da mesma, enquanto um grupo de pessoas decide acabar com essa essência, talvez pela comodidade. Aliás, para que estudar o modo de falar da época na qual o livro está inserido ou conhecer palavras novas, se existem adaptações?
    Outro argumento utilizado por Patrícia Secco( uma das idealizadoras do “projeto”) é o de que “Com isso, uma empregada doméstica, por exemplo, é capaz de ler estas obras”. Sem dúvida, um ótimo argumento, para quem acredita na incapacidade das classes menos favorecidas. E se a sua suposta preocupação fosse estudada com rigor, notaria que o problema em questão não é o nível sócio-econômico em que se encontra uma pessoa, e sim o nível de interesse desta. Já que o Brasil tem em seu histórico grandes escritores que, na maioria das vezes, não teve uma vida tão invejável.
    Com isso, fica claro que, assim como as cotas, por exemplo, essas adaptações querem reduzir ou até mesmo retardar o conhecimento humano. O “jeitinho brasileiro” está impregnando-se até na educação, esta que só será bem sucedida quando o Brasil deixar a preguiça de lado e mostras ao mundo a verdadeira capacidade intelectual disponível.
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s