O nível da intolerância

Vive-se hoje numa sociedade muito poderosa. E o seu poder vem das mídias sociais. Nelas o homem é capaz de ouvir e ser ouvido, mas, na maioria das vezes, ele recusa esse primeiro ato. Talvez seja pela dificuldade na aceitação daquilo que não o satisfaz, contribuindo assim, para sua própria ignorância.
    Quantas vezes, ao abrir uma foto no instagram de um famoso, por exemplo, não são encontrados apelidos pejorativos, opiniões negativas e até mesmo intolerâncias que seriam motivo de prisão? Infelizmente, isso acontece todos os dias, e não é preciso ir muito longe para encontrar este tipo de ocorrência (Se estiver com o celular na mão, não é preciso nem sair do lugar). E o pior é que, quando esses comentários existem, logo abaixo encontram-se frases como, “Se não gostou, pare de seguir”, o que acaba também sendo intolerante. Em vez de cativar o conhecimento do outro sobre determinada pessoa, simplesmente o aconselha a continuar sendo ignorante.
    O problema é que essa intolerância vem tomando proporções catastróficas. Como no caso do grupo terrorista Al Shabab, em que extremistas islâmicos mataram cerca de 147 pessoas no Quênia, pelo simples fato de que estas são de religião diferente daqueles. A dificuldade na aceitação do outro é pior do que muitos imaginam. A intolerância tem gerado, desproporcionalmente, o ódio.
    Em suma, nota-se que, para não fazer da ignorância uma intolerância, é necessário estar aberto ao novo conhecimento. Só assim a sociedade pode viver num ambiente mais harmonioso, e talvez assim o preconceito possa ser aniquilado. O problema da sociedade não são as suas diferenças, e sim a intolerância para com as mesmas.
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s