“Funk ostentação é para os fracos”: MC Carol surpreende com sua nova composição musical, voltada para a história do Brasil

Logo na primeira sexta-feira do mês de julho(3), a cantora MC Carol lança uma música, com o nome de “Não foi Cabral”, que contesta a história do Brasil, principalmente no que tange a chegada de Pedro Álvares Cabral nestas terras. Segundo a cantora, o argumento de que o país foi descoberto por Cabral é inválido já que, quando ele chegou nas terras brasileiras, já existiam cerca de 4 milhões de índios no país.

Em sua mais nova composição, Carol também fala da abolição da escravatura, e da importância de Dandara, mulher de Zumbi dos Palmares, e que lutou contra o sistema colonial escravista. A música fala também do genocídio dos índios nativos, com a chegada dos portugueses. Alguns estudiosos, como o professor José Nazareth Alvernaz, acredita que sejam válidas as críticas contidas na letra da música, e diz que algumas pessoas ainda insistem naquela velha visão eurocêntrica, trabalhando apenas a visão dos vencedores. O professor lembra da viagem de Duarte Pacheco Pereira, em 1498, chegando ao Nordeste brasileiro, mas que não é lembrada nos livros didáticos.

A canção foi composta graças ao convite feito pelo projeto Temas de Dança à cantora, que visa a interação entre corpo, dança e história. Aquela que já compôs alguns hits como “Minha vó tá maluca”, hoje decidiu apostar em algo mais didático. A música pode ter uma consequência muito positiva, fazendo com que algumas pessoas despertem o interesse naquela matéria que tem a segunda pior nota nos vestibulares (perdendo apenas para física).

E com essa mais nova composição, espera-se que o preconceito sobre o funk seja amenizado, e que existam muitas outras composições do gênero. A educação brasileira pode não dar tantos sinais de eficiência, mas quando há interesse por parte de quem quer aprender, isto já significa muito. E que existam também mais pessoas abertas e tolerantes a este tipo de discussão, para um debate saudável e construtivo.

Segue o link do vídeo com a música: http://www.youtube.com/watch?v=poQFPGJ3EME%5D

Anúncios

2 comentários sobre ““Funk ostentação é para os fracos”: MC Carol surpreende com sua nova composição musical, voltada para a história do Brasil

  1. O pior de tudo é o vestibular que insiste nessa visão européia de “descoberta” da América e da civilização trazida pelos colonizadores, que despreza a rica cultura e conhecimentos desenvolvidos pelas civilizações pré-colombianas.
    Felizmente ainda temos a música como forma de levar conhecimento (e quem diria que até o funk…) além de entretenimento.

    Curtir

    • Pois é, as vezes a iniciativa surge de onde menos se espera, infelizmente ainda existem discursos do tipo que difamam a própria pátria e que depois querem exigir algo, quando estes sequer fazem alguma coisa para mudar o próprio meio em que vivem, além de só reclamar da situação.

      Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s