O pequeno grande homem mexicano

Um velho dito popular diz que tamanho não é documento, e pelo visto Joaquín Guzmán Loera levou tal consideração à risca. Este que é o criminoso mais procurado do mundo, e um narcotraficante sem igual, com a presença de seus crimes registrada em cerca de 58 países, o “El Chapo” sem dúvida não honra o seu apelido, já que a cada dia que passa supera as expectativas de todos, negativamente.

El Chapo é um homem frio, implacável e calculista. Ele é o que liquidou com mil projéteis, cinquenta homens, e em oito minutos, àqueles que dispararam 12 vezes na carroceria do seu Chevrolet Cutlass. É o homem que ocupa a 701ª posição entre os homens mais ricos do mundo, com uma fortuna avaliada em cerca de um bilhão de dólares, sustentado principalmente pelo cartel de Sinaloa, com o qual é extremamente ligado.

Joaquín “El Chapo” Guzmán ganhou uma popularidade inexplicável, com destaque para os dez filhos que possui, prova quase concreta desta tal “fama”. Inclusive suas gêmeas, com as quais ele tem tanto apego, o levaram, indiretamente, a sua última prisão em 2014. Antes de fugir para Sinaloa ele foi despedir-se de suas meninas e da esposa, e foi pego em flagrante.

E talvez por todo este poder que carrega consigo, El Chapo consegue influenciar grande parte das pessoas que estão a sua volta. Percebe-se tal fato durante a sua segunda fuga da prisão de segurança máxima do estado de Altiplano, no México, no último dia 10 deste mês. O narcotraficante, junto com alguns outros influenciados (inclusive supostamente, alguns funcionários da prisão, que estão sendo investigados), construíram um túnel com cerca de 1,5 Km de extensão logo abaixo do chuveiro de sua cela, único lugar que não é filmado, por questões de privacidade. O túnel foi tão bem construído que tinha até sistema de circulação de ar e eletricidade, um tanto quanto sofisticado para uma fuga, haja tempo e dinheiro para tamanho empreendedorismo.

Agora o mundo inteiro só espera que este homem, que só não foi mais procurado que Osama Bin Laden, seja capturado o quanto antes, e deste vez realmente preso. Um detalhe é que os Estados Unidos tentam, de qualquer maneira, a transferência de El Chapo para suas terras, mas por ironia do destino, as autoridades mexicanas não aceitam tal mudança com o pensamento de que a esta seja mais um auxílio para uma nova rota de fuga. Esperemos que da próxima vez (se ele for pego) tal hipótese seja analisada com cautela.

Anúncios

2 comentários sobre “O pequeno grande homem mexicano

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s