Faltam só dois meses…. (Fuga ao tema)

Talvez seja necessário um certo tempo, até que se escolha aquilo que se quer exercer pelo resto de suas vidas. Talvez, mesmo depois desta escolha, a vida crie outros obstáculos, mesmo que você tenha acabado de vencer àqueles. É difícil explicar o que se passa na cabeça de um jovem, na contagem regressiva à espera daquela prova que se bem feita, irá garantir o futuro deste, e retardar o daquele. O pior ainda é saber que faltam apenas algumas semanas para que esta prova esteja em nossas mãos. Prazer, este é o vestibular.

A pior de todas as sensações é aquela que nos dá a impressão de que, quanto mais se faz algo, menos ele é realizado com sucesso. Talvez, ou até infelizmente, Sócrates estava certo quando dizia que a única coisa que sabia era que não sabia de nada. Quem diria um grande pensador como este dizer tamanha hipocrisia a seu respeito? Pergunte a um vestibulando e ele irá lhe responder. A sensação é exatamente essa, já é o segundo semestre e existe um número exorbitante de matérias para ser recordadas, e que foram estudadas em uma longa jornada estudantil, o problema é que o tempo é pouco, e os conteúdos infinitos.

A segunda dúvida perturbadora é a da própria capacidade. Sim, ela nos atormenta de forma que, em alguns casos, talvez seja melhor abdicar daquela tão sonhada universidade ou curso, já que seria uma perda de tempo (e em alguns casos, de dinheiro) fazer aquilo que não compete à sua capacidade, nunca seria alcançado, e talvez existam oportunidades mais fáceis de serem alcançadas, mesmo que nem sempre sejam tão boas.

O sistema  brasileiro de ingresso a grandes universidades talvez não seja tão bom, em alguns casos estudamos matérias tão aprofundadas que será a primeira e última vez que estaremos nos deparando com determinados assuntos (e pelo menos não será para sempre!) . Em outros casos algumas tão simples, porém tão necessárias ao cotidiano, são deixadas para uma próxima vez, já que não consta na grade dos processos seletivos, que muitas vezes falam mais alto que qualquer outra situação.

Enfim qual o melhor método de estudo? Qual o segredo para passar na universidade ou curso dos meus sonhos? Eu estou fazendo por onde para ser contemplado da forma que pretendo? A todas estas perguntas a minha resposta é unânime, não sei. Talvez eu descubra nos próximos meses, talvez nos próximos anos. O que vale mesmo é que eu pelo menos tento, não irei desistir agora, serei egoísta sim, aliás o que vale é a seleção natural nestes vestibulares da vida, a vaga será minha, e é isso que importa.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s